JUSTIFICATIVA:
Vanderlei José Testa nasceu em Sorocaba no dia 27 de janeiro de 1947. É filho de Ernesto Testa e Carmela Macari Testa. Tem quatro irmãos, dos quais três são falecidos.
Casado com Claudete Mathiazzi Testa há 47 anos é pai da Camila Mathiazzi Testa Carriel e avô da Carolina.
O pai era ferroviário e a mãe operária. Nasceu na Rua Santa Maria, 111, na Vila Hortência. Estudou no Grupo Escolar Senador Vergueiro, na Escola Achilles de Almeida e no Ginásio Industrial Fernando Prestes, além do Curso Ferroviário.
Formado em Química Industrial, trabalhou como químico na Estrada de Ferro Sorocabana. Antes, durante três anos, começou nas oficinas da EFS, como aprendiz de mecânico.
Cursou a Faculdade de Administração de Empresas - FACCAS, e, após a formatura no ano de 1973, ingressou na Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida, tendo trabalhado no departamento de Organização e Métodos. Também é formado pela FAAP - Faculdade Armando Álvares Penteado, SP, em Sistemas de Computação.
Com inspiração para trabalhar em comunicação, foi estudar Relações Públicas na FKB e também Jornalismo. Criou o Jornal da Siderúrgica Aparecida, onde foi o editor por 15 anos.Jornalista profissional com registro em 1979, assumiu diversas editorias de revistas na cidade.
Atualmente, é o jornalista responsável pela Revista “Amigos de Santa Filomena”, do Santuário de Santa Filomena, pela Revista "O Carpinteiro", da Paróquia de São José do Cerrado, pela revista da Santa Casa de Sorocaba, pela Revista Nacional do Movimento das Equipes de Nossa Senhora e pela revista "Kairos", do Santuário de São Judas Tadeu.
Foi presidente e fundador da diretoria da Associação Nossa Senhora da Ponte, entidade da Arquidiocese de Sorocaba que instalou e é responsável pelos equipamentos digitais retransmissores da Rede Vida de Televisão na cidade.
É repórter da Rede Vida há 24 anos, responsável pelas notícias de Sorocaba e região. Também é diretor e fundador, em Sorocaba, da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas ADCE - Núcleo Sorocaba, desde 2008. Atuou como diretor de comunicações da ADCE nacional por 10 anos.
Atua há 25 anos como Ministro da Palavra na Comunidade do Divino Espírito Santo e Santuário de Santa Filomena.
Foi presidente da Associação Sorocabana de Imprensa em duas gestões e, na sua diretoria, construiu a sede social no bairro Campolim, injustamente desapropriada pela Prefeitura para uso do PROCON.
Foi assessor de comunicação durante três anos do Grupo Pagliato e do Centro das Indústrias CIESP.
É diretor da agência de publicidade VT Assessoria de Imprensa, Eventos e Publicidade, sendo, ainda, fundador da empresa em 27 de junho de 1991.
Participante do Movimento das Equipes de Nossa Senhora, há 40 anos, foi o responsável pela Comissão de Comunicação que realizou, em Florianópolis, o II Encontro Nacional para cinco mil pessoas. Também participou do III Encontro Nacional, em Aparecida, para 7 mil pessoas e, em Brasília, do XII Encontro Internacional, para 8 mil pessoas de 70 países.
Atua como jornalista no Jornal Cruzeiro do Sul em artigos publicados semanalmente desde agosto de 2019. No mesmo jornal já foi redator de colunas na década de 80. Atua na Rede social com páginas de artigos e em blog de sua autoria.
Editor dos livros “Amigos de Santa Filomena”, lançado e distribuído nacionalmente, e “A Enxada que Plantou uma Siderúrgica”, em coautoria com jornalista Sérgio Coelho de Oliveira.
Também é muito atuante nas redes sociais, sendo autor do Grupo de Facebook “Amigos do Além Ponte”. Com sua experiência, tornou-se gestor das páginas do Facebook e do Instagram de várias entidades, como o Conselho de Leigos da Arquidiocese de Sorocaba. É membro colaborador da Comissão do Centenário da Arquidiocese, sendo o autor da logomarca do Centenário.
Pelas razões expostas e pelo que representa para o desenvolvimento efetivo do exercício da cidadania e ética na cidade de Sorocaba, por todo o trabalho desenvolvido em nossa cidade, diante do exemplo de dedicação e retidão e da relevante importância de sua contribuição para o município, em ações alicerçadas na ética e na cidadania, que pedimos a anuência dos Nobres Edis para que esta Casa de Leis conceda ao Ilustríssimo Senhor Vanderlei José Testa a merecida Comenda Referencial de Ética e Cidadania.